terça-feira, 18 de novembro de 2014

Uma Questão de Fé!

Encontro de Nosso Senhor com São Mateus
Ao iniciar uma série de artigos que tratará acerca da doutrina de nossa fé – o que faremos seguindo os passos do Catecismo da Igreja Católica –, fica evidente a importância de falarmos, primeiramente, sobre a vida de Fé. Pois, não podemos estudar doutrina, estudar o Catecismo e os conteúdos da fé, se nos falta o mais importante: ser homem ou mulher de Fé!

Por que é tão importante tratar da Fé antes de estudarmos doutrina? Pois a Fé não é um mero conjunto de ideias que creio ou não; mas uma adesão e decisão por uma Pessoa, Jesus Cristo, o Filho de Deus. A Fé nasce desse encontro com Jesus, como afirmou Bento XVI na sua primeira Encíclica Deus Caritas Est: “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo.” (n.1).

O encontro de Jesus com a samaritana
Ter Fé não é aderir a uma doutrina, mas aderir a Jesus Cristo, que refunda a nossa existência, reconfigura nossa vida, dando novo rumo ao nosso caminhar neste mundo em direção a Deus, o Pai, pela força do Espírito Santo. A Fé que nasce desse encontro amoroso entre nós e nosso Senhor gera em nós uma nova visão de mundo; vemos tudo por um prisma novo, contemplamos a realidade a partir da ótica divina e não mais limitados por nossas medidas, pretensões, particularismos. Por causa da Fé, somos capazes de contemplar a beleza da vida; tudo ganha sentido e coerência. Também nos tornamos capazes de experimentar a dor, a perda e até a proximidade da morte, de um modo novo, orientado pelo mistério de Cristo. Tudo se torna expressão ou está referenciado ao amor que Deus tem por mim e por cada um!

Portanto, no estudo da doutrina, ter Fé faz toda diferença! É o que nos torna capazes de nos relacionarmos, não com um conjunto de verdades ou fórmulas, mas com a Verdade mesma, que é um Alguém, é Deus. Estudar as coisas da fé não é como estudar matemática, pois, ao tratarmos de Deus e de suas verdades, não tratamos só d’Ele, mas com Ele; relacionamo-nos com Deus! Daí nasce a expressão de que a “teologia se faz de joelhos”! Ou seja, estudar a Fé é colocar-se num diálogo com Deus, numa relação com Deus; uma relação de amor, intimidade e oração, de escuta, acolhimento e prática da sua vontade manifestada a nós. 

Porque temos Fé, entendemos que os conteúdos doutrinais não são arbitrariedades da Igreja ou uma invenção feita por homens ao longo do tempo (como muitos pensam por aí!), mas são o fruto da livre e amorosa Revelação de Deus aos homens durante toda a História da Salvação, ou seja, fruto da auto comunicação que Deus fez de Si, de sua Verdade e Vontade. A Fé não nos limita apenas ao conhecimento intelectual de Deus, mas viabiliza Seu conhecimento com o nosso coração; pela fé, nos tornamos capazes de amar a Deus, pois nos sabemos amados, primeiramente, por Ele.

Então, cabem-nos algumas perguntas, justas e urgentes: tenho Fé verdadeiramente? Deus é Alguém com quem me relaciono e que confere novo sentido à minha vida? ou é um conjunto de ideias ou um código de conduta moral que aderi? As verdades de fé que conheço e professo mudaram e/ou mudam minha vida? ou para mim não fez ou faz diferença alguma ser cristão?

Que Deus nos ajude a responder, em cada dia, essas perguntas cruciais com a nossa vida cristã! Estudemos sim, com afinco e profundidade a nossa doutrina, entretanto, sem jamais prescindir do que faz toda a diferença: a vida de Fé, que nos leva a crer e esperar em Deus e a amá-Lo com todo nosso coração e com todas as nossas forças!     

Seminarista Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário