quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Top 5 – Amizade

“O ser amigo nos funde na amizade do ser; os amigos são uma só alma.”
(Santo Agostinho)

Muitas vezes pensamos que amigo é aquele que nos leva para festas, vai conosco no cinema, nos faz rir e na hora da verdade, na hora de que mais precisamos, ele está ocupado fazendo coisas mais importantes. Amigo de verdade é aquele que está sempre ao nosso lado, não fala o que queremos, mas o que precisamos ouvir, ele é uma escada que nos leva para o céu.

Um amigo é uma ilha de tesouros, onde cada vez que buscamos encontramos uma bela pérola que nos enriquece com palavras simples que nos ajudam a crescer. Amigo não é uma coisa qualquer, é um verdadeiro tesouro, um baú de tesouros.

O amigo nos ama como verdadeiramente somos, não quer nos transformar para o seu próprio bem, para o seu próprio conforto, mas para nos fazer melhores. Amigo é aquele que nos faz sermos imagem e semelhança do Amigo dos amigos.

Fizemos um TOP 5 com alguns filmes que mostram belas amizades e muitas vezes nos levam a dar valor para aqueles que sempre estão conosco.

5º- “Os intocáveis”, de Olivier Nakache e Éric Toledano


Philippe, um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. O contratado é Driss (Omar Sy), um senegalês radicado nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo, porém Driss de uma forma um tanto "errada" faz Phillippe ter prazer pela vida novamente.

Quando parece que nossa vida não tem mais sentido, quando tudo está perdido, “aparece” um grande amigo que nos leva ao ápice da felicidade, nos mostra o quanto vale a pena viver, nos devolve o sentido que havíamos perdido. Uma cativante história que merece ser vista.

4º- “Up- Altas aventuras”, de Pete Docter


Carl Fredricksen passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell lhe dão uma segunda chance na vida.

A 10ª animação dos estúdios Pixar mostra uma amizade inesperada e quantas vezes isso aconteceu em nossas vidas? Nossa vida é marcada por muitas decepções e inesperadamente surge um amigo para nos mostrar que a vida é uma grande dádiva, que nos ensina a usar as decepções, as mágoas como um estímulo para se viver. Uma jornada épica nos céus da América Latina.

3º- “O menino do pijama listrado”, de  Mark Herman


Alemanha, 1940. Bruno tem oito anos e vive com sua família em Berlim. Quando seu pai, um oficial nazista, é promovido, ele é obrigado a abandonar seus amigos e se mudar para uma região deserta onde não há nada para fazer. Um dia, o menino ignora a proibição da mãe e anda até um misterioso local cercado, onde todos usam roupas listradas. Lá, ele conhece Shmuel, um garoto de sua idade que vive do outro lado da cerca. Os dois desenvolvem uma amizade proibida, que terminará por introduzir Bruno no terrível mundo dos adultos.

Quando amamos não existe barreira capaz de separar o amor, pois o amor flui nos nossos corações, e ninguém é capaz de mexer com nossos sentimentos. A vida muitas vezes nos cerca de barreiras, e essas barreiras nos impedem de conviver com que nós amamos, seja a religião, o ódio entre famílias, a raça, a cor e outros motivos que destroem, massacram o convívio de amigos. Os verdadeiros amigos, ao qual chamamos irmãos, lutam para nos proteger e direcionar para o bem. Enquanto o ódio crescia no coração dos nazistas, crescia no coração desses jovens meninos a verdadeira amizade.

2º- “E.T.- O Extraterrestre”, de Steven Spielberg


Uma forte amizade surge entre um jovem menino chamado Elliot e um ser de outro planeta, após que este é esquecido na Terra por sua família. Elliot passa então a protegê-lo a todo custo das pessoas que, seguindo seus rastros, querem capturá-lo para estudos.

Quantas vezes nos sentimos estranhos, como em uma festa, onde somos convidados por outro convidado, um grande amigo nosso, e ficamos com medo de ir, com medo de ficar sozinho, parecer um ET, porém esse irmão nos faz nos sentirmos como um conhecido de todos, como se fossemos o aniversariante. Esse nosso amigo, não precisa nos fazer voar de bicicleta para fazer que nós nos sintamos importantes, basta ser um AMIGO. 

1º- “Toy Story 3”, de Lee Unkrich


Woody, Buzz e o resto dos brinquedos são deixados num depósito quando seu dono, Andy, vai para a faculdade. Os brinquedos vão morar em uma creche, onde conhecerão novos amigos e viverão novas aventuras.

Sabe aquele filme que você vai assistir só para falar que viu, que você não espera nada e sai do cinema com o rosto vermelho, cara inchada e com um sorriso enorme no rosto? Se não sabe, assista “Toy Story 3”.

Um filme encantador, extraordinário e surpreendente. Faço menção a 2 momentos inesquecíveis, a primeira, a do lixão, uma prova de que mesmo na dor os amigos estão unidos, e não desistem uns dos outros, e a outra cena é a cena final, de um total sentimento e amor, que não vale a pena ser lida aqui, mas sim assistida, ou melhor vivida. Faço menção a uma frase, onde o Andy fala para Woody: “O Woody tem sido meu amigo desde sempre, é corajoso como um cowboy deve ser, é gentil, inteligente, mas o que faz o Woody especial, é que ele nunca desiste de você. Nunca. Ele vai estar contigo pro que der e vier.”  E isso é um amigo, ele não desiste de nós, está conosco em todos os momentos.

Amizades como essa são inesquecíveis, por mais que fiquem um tempo longe uns dos outros, os amigos jamais se esquecem. Viver de amor é viver em amizade.

Se você tem algum filme que fale sobre a amizade e te faz lembrar de alguém comente no fim deste post e nunca se esqueça que “Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro.” (Eclo 6,14)

Seminarista Kayo Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário