sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Apresentação de Nossa Senhora Mt 12, 46 – 50

“Ecce Mater mea et frates mei.”
(Eis minha mãe e meus irmãos.)


Em outro evangelho Jesus vai dizer com um tom de exortação: “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.(Jo 13, 35)” E no evangelho de hoje se cumpre esta palavra, palavras essas que nos motivam cada vez mais ao seguimento de Cristo, vivendo os seus mandamentos e bebendo de sua graça septiforme.


O Evangelho dessa memória da Apresentação de Nossa Senhora, nos trás como primeiro elemento de meditação a figura de Maria, a mãe que acompanha o filho onde quer que Ele vá. Em um segundo momento vemos a figura dos irmãos, que são aqueles que pela relação mostram de que família fazem parte. E em um terceiro momento nos aparece um figura desconhecida, que não sabemos se é homem ou mulher, mas uma coisa sabemos, que essa pessoa estava fora do ciclo familiar de Jesus.

I – A figura da Mãe em uma família é de extrema importância, pois, ela é a responsável direta por educar os filhos, ensinar as tradições e a verdadeira fé. É através da Mãe que os filhos aprendem as primeiras orações, e é também através da Mãe que os filhos aprendem a respeitarem-se como irmãos. E não foi diferente a figura de Maria em meio aquela família dos primeiros discípulos, pois, ela também foi a responsável por transmitir a fé, foi ela que formou cada discípulo a imagem de seu Filho amado, e é ela que nos ensina a se portar como irmãos, amando-nos uns aos outros. E Maria nesse Evangelho possui um relevante papel, pois, ela é a Mãe da Fé, e precisamos pedir o seu auxilio, para assim como fez nascer a fé no coração dos discípulos, faça nascer também em nosso.

II – A figura dos irmãos também possui uma intima relação com a Mãe, pois, eles só são irmãos porque foram gerados no seio da mesma Mãe, Maria gera os discípulos na fé e dá a luz a novos cristos, e estes irmãos são à imagem de Cristo. Os irmãos representam a Igreja reunida, e essa Igreja reunida é o Corpo místico de Cristo, que aonde estiver expressa e reflete a face de Cristo. Por isso, que eles são reconhecidos, pois refletem a imagem de Cristo. E é Maria que modela cada um dos discípulos, os tornando conhecidos pelo simples testemunho de unidade entre eles. Essa pequena comunidade que tem Maria como educadora e formadora é a própria realização da vocação cristã. Com isso, entende-se que a Igreja (os irmãos) é o reflexo da fé de Maria (a mãe), é a Igreja na sua unidade que expressa a fé, pela obras de caridade entre os irmãos.

III – O terceiro elemento funciona como uma prova real de uma soma entre: fé e obra, alma e corpo, devoção e ação, oração e trabalho, vida interior e vida exterior. A prova real é o fruto dos ramos que estão fixados na videira. Essa pessoa que já elencamos acima, é um anônimo no evangelho, pois seu papel nada mais é que representar os pagãos que ainda não conhecem a Cristo Jesus, uma vez que é pelo testemunho de vida daqueles discípulos, que aquela pessoa reconhece que eles eram irmãos de Jesus. E as palavras de Jesus são concisas: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”(v.49-50) Jesus aqui não está desmerecendo a sua mãe e seus irmãos, mas, está afirmando que eles foram dignos de serem chamados assim, por sua fidelidade à vontade do Pai.

Conclusão:

Queridos irmãos e irmãs, neste evangelho Jesus confirma a Igreja como a família de Deus, a sua família, e mostra que para fazer parte dessa família basta ser fiel a vontade de Deus. Mas, deixa bem claro que para que outros se tornem parte desta família de Deus, é necessário que pareçamos pela nossa unidade e amor mutuo, para que este testemunho salte aos olhos dos que ainda não conhecem a Jesus. Contudo, precisamos nos deixar educar por Maria, que é a única capaz de nos transformar na imagem de seu Filho amado, e assim como Jesus foi formado em seu seio, assim também seremos formados à imagem e semelhança dEle no seio de Maria. E dessa forma, Maria nos gera na Fé. E não há como não reconhecer como Mãe, aquela que nos deu a Vida.
- Como está minha fé e meu testemunho de cristão?
- Será que as pessoas que não me conhecem me reconhecem como Cristão?
- Maria é o seio que nos gera pela fé. Maria é a escola que nos ensina a ser filhos à imagem do Filho, e irmãos que verdadeiramente se portam como irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário