sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Santa Maria, feliz Maria!

O episódio da Apresentação de Nossa Senhora não se encontra em nenhuma passagem bíblica, mas está relatado no protoevangelho de Tiago que, no entanto, não é reconhecido pela Igreja como escrito inspirado e, por isso, é tido como apócrifo. O relato diz que os pais da Virgem Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos até o dia em que receberam uma mensagem divina dizendo-lhes que teriam uma filha. Como agradecimento a Deus, eles fizeram uma promessa de consagrá-la ao serviço do Senhor e a levaram ainda criança ao Templo em Jerusalém para ser toda de Deus. Esta apresentação de Maria no templo é muito semelhante com a do profeta Samuel, cuja mãe, Ana, que também era estéril mas, após ser curada por Deus, ofertou seu filho como presente ao Senhor em Siló.


O testemunho apócrifo diz ainda que Maria permaneceu no Templo até os doze anos, quando foi confiada em casamento a José. Seu pai, Joaquim, veio a falecer quando Maria tinha seis anos de idade e sua mãe, quando ela tinha oito. Ainda que sem nenhum fundamento histórico, esta tradição serve para demonstrar que Maria, mesmo na infância, já havia sido totalmente dedicada a Deus.

Já a festa litúrgica da Apresentação da Virgem Maria tem sua origem com a Basílica de Santa Maria Nova dedicada no dia 21 de novembro. Ela foi construída em 543 pelos bizantinos com a ajuda do imperador Justiniano I e foi destruída pelos persas com a conquista de Jerusalém pelo rei Cosroes II no ano de 614. A celebração desta festa pode ser atestada pelo Menológio de Basílio II que consiste num manuscrito que servia como calendário ou missal da Igreja Ortodoxa no qual contém a celebração desta festa.

A festa da Apresentação foi estabelecida no calendário da Igreja Católica primeiramente pelo Papa Gregório XI, em 1372, somente para a corte papal. Mas só em 1585, o Papa Sixto V ordenou que a festa fosse celebrada em toda a Igreja.

Sobre a Festa da Apresentação de Maria, o beato Paulo VI, escreveu na Encíclica Marialis Cultus o seguinte: apesar de seu conteúdo apócrifo, apresenta elevados e exemplares valores e avança veneráveis tradições de origem nas igrejas orientais.

Assim desde o séc. XVI toda a Igreja tem celebrado a festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo, no dia 21 de novembro. E é importante observar que a celebração da Apresentação procura meditar na preparação de Maria desde antes do seu nascimento para ser a Mãe do Filho de Deus. Exulto de alegria no Senhor e minh’alma rejubila no meu Deus... Pois me envolveu de salvação qual uma noiva que se enfeita com suas joias. (Is 61, 10; Lc 1, 46-47) Sim, Maria é privilegiada por Deus e é eleita desde sempre por Deus para ser a morada imaculada do Senhor, desde sempre foi preparada para ser do Rei Esposa e Filha.

Seminarista Eduardo Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário