sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O catecismo: Expoente da força e beleza da fé.


“Estais sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança…” (1 Pedro 3,15). Essa exortação do apóstolo Pedro deve também hoje ressoar em nossos corações, deve nos levar a refletir se realmente estamos prontos para responder a razão de nossa esperança. Só saberemos dar respostas verdadeiras e coerentes, quando assumirmos concretamente que somos Igreja, fundada pelo próprio Cristo como “Sacramento universal da salvação” (CIC 774).

A Igreja tem a missão de guardar e anunciar o depósito da fé e uma das formas claras desta missão é manifestada no Catecismo da Igreja Católica, que nos apresenta os principais conteúdos de nossa fé em Cristo, confiada e transmitida pela Igreja durante todos esses séculos. Ele é, hoje, esse maravilhoso expoente da força e beleza da fé, é uma fonte que brota do próprio Cristo e quer encher nossa vida de esperança, realçando o dom da fé que recebemos em nosso batismo. Tendo isto em vista, é de grande importância que nos esforcemos em amar, ler e estudar o catecismo, que nos transmite o conteúdo da fé de uma forma simples, como um rio, mas ao mesmo tempo com profundidade de um oceano, que é Deus, e esse rio desemboca no grande Oceano Divino, que não cessa de nos atrair a sua presença. 

O catecismo da Igreja católica se divide em quatro grandes partes, que juntas explicitam a grande beleza da fé. Estas partes são: 1º- O credo; onde é manifestado o que a igreja crê, como o porquê de sermos criados, o projeto de Deus para o homem, entre outros temas, que são expostos nos doze artigos de fé do credo que professamos todos os domingos na Santa Missa. 2º- Os Sacramentos; o que a Igreja celebra, sendo estes, os sinais sensíveis e visíveis da graça de Deus sobre nós e, o catecismo ajuda-nos a aprofundar a beleza dos sete Sacramentos. 3º- Os Mandamentos; o que a Igreja vive, que depois de entender o que é a fé e de respondê-la, nutridos pelos sacramentos, somos chamados a colocarmos em prática na vida cotidiana, neste ponto, através dos mandamentos o catecismo ajuda a cada fiel a viver o amor na sua vida cotidiana. 4º- A oração; o que a Igreja ora, mantendo sempre um diálogo de amor com Deus, crescendo sempre em estatura e graça diante de Deus, mediante a intimidade constante manifestada na oração que brota do coração do homem, contanto sempre com o auxílio materno de Maria Santíssima nossa Mãe.

O catecismo é esse instrumento oferecido a cada um de nós pela Santa Mãe Igreja, para vivermos cada dia melhor a experiência da fé em Cristo, traduzida sempre no amor aos nossos irmãos. Como sempre nos falava o Santo Padre, o papa João Paulo II, grande incentivador do Catecismo, “este é uma fonte segura da doutrina da Igreja”. Assim, através destes artigos meditaremos juntos os conteúdos acima explicitados, para que possamos dar razões de nossa esperança com o nosso testemunho de fé. Que a graça de Deus e o auxílio de Maria nos acompanhe nessa caminhada.



Seminarista Eduardo Pinheiro

Um comentário:

  1. Muito bem explicado! Parabéns Dudu! Que Deus a cada dia mais abençoe sua vida e sua vocação!

    ResponderExcluir