quarta-feira, 17 de junho de 2015

A Queda

Introdução

Gênesis 3
O texto sagrado de Genesis, no capitulo 3, traz a tentação e queda dos primeiros pais, Adão e Eva, onde o escritor hagiográfico faz uso de elementos naturais para explicitar uma realidade humana e divina. A utilização de figuras ambientais para explicar as realidades invisíveis é um recurso pedagógico que os escritores sagrados utilizam para melhor compreensão, uma vez que em tudo na natureza tem possui uma ordem divina, assim também a humanidade possui a mesma ordem. Com isso, o escritor sagrado usa dessa ordem criacional para fazer a humanidade entender a sua própria ordem e sentido da sua vida, contrapondo as desordens em que se encontram.


1 – Serpente (v.1)

Em primeiro lugar o escritor sagrado traz a imagem da Serpente, como a grande imagem do tentador, e o escritor tendo em vista a natureza desse animal, usa desses elementos para equipara-lo a imagem do demônio. Assim, o fato de parecer traiçoeiro e astuto, e sobretudo o seu veneno, o tornam um animal temido e sinistro, sem falar do olhar fascinante que o povo lhe atribui.
Outro elemento interessante é que a serpente já possuía como imagem, uma grande relevância nos cultos pagão, assim, essa mesma também dá um sentido de que ela é o sinal dos falsos deuses pagãos que eram cultuados principalmente no Egito, Babilônia (o deus-serpente shahan), Canaan e Grécia.


2 - O Diálogo (v.1s)

O Escritor trás em foco a via de queda dos primeiros pais, mostrando a fragilidade da humanidade diante das tentações, e trazendo em foco que a humanidade cai no pecado quando ela deixa de dialogar com Deus e passa a dialogar com as tentações, dessa forma, o demônio a confunde e descentraliza do foco original (Deus), trazendo as dúvidas e curiosidades, que naturalmente brotam no íntimo do homem. 

O discurso do tentador é sempre um discurso que tenta retirar o homem de seu foco original, assim, o tentador sabe que desviando os olhares do homem de Deus, ele consequentemente e automaticamente colocará a sua atenção em qualquer outra coisa, e principalmente nas coisas relacionadas à tríplice concupiscência (Prazer, Ter e Poder).

O escritor sagrado coloca em evidencia por meio dessas figuras, a própria realidade existencial do homem, feita de fragilidades e anseios. Dessa forma também, vê-se que a tentação vem sempre para alimentar um exagero ou produzir uma falta nas inclinações naturais da humanidade, promovendo um sair da justa medida para uma desordem interior do homem.

Portanto, a ideia do diálogo dá uma nítida conclusão de que, assim como a fé chega pelos ouvidos, pela Palavra Criadora, da mesma forma a infidelidade chega pelos ouvidos, pelas palavras destruidoras do demônio. Com isso, entra a contraposição em o diálogo divino e o diálogo tentador. Uma vez que, o diálogo é composto de duas realidades que se comunicam entre si, entende-se que não há como haver um diálogo entre o homem, Deus e a tentação. Assim, entende-se que o homem ou está em diálogo com Deus ou com a tentação.


3 - O Fruto (v.2)

O símbolo do fruto proibido é concisamente a imagem do mandamento à vida, a ideia das duas vias, que vai perpassar os séculos, a via da vida e a da morte, o bem e o mal. Consequentemente o mandamento mostra e explicita a liberdade que o homem possui diante de suas escolhas, e juntamente vem a imagem da maior expressão dessa liberdade, que é a obediência, pois não há maior sinal de liberdade do que escolher por liberdade obedecer o preceito.

A problemática não está no referido fruto, mas sim envolto ao fruto, que traz em si uma gama de sutis valores sociais, humanos e divinos. Assim, o fruto que mostra-se atrativo, alimenta e aguça a curiosidade de provar tais “sabores”, e assim, vê-se que o escritor sagrado quer mostrar que o homem facilmente, quando sozinho, é levado pelos seus desejos às portas da desobediência e da transgressão.

Assim, com essas imagens, o escritor sagrado quer mostrar o que levou o homem à queda e as consequências dessa queda. E, dessa forma, entende-se que a queda dos primeiros pais é o protótipo de todo pecado e contém os seus elementos essenciais, pois em todo pecado se verificam as três premissas da serpente que contrapõe aos três dons preternaturais: “jamais morrereis”(dom da imortalidade), “Sereis como Deus”(dom do domínio de si) e “conhecimento o bem e o mal” (dom de ciência infusa), todas essas três premissas estão relacionados com o pecado da Soberba, que é o pecado que faz o homem querer ser e acreditar ser que é aquilo que ele não é. E as consequências do pecado, que são os frutos desse mesmo são: o desencanto, vergonha e a concupiscência.


4 - O julgamento do homem (v. 9-24)

O julgamento começa com uma cena que mostra a intimidade entre Deus o homem, a familiaridade em que o homem gozava de Deus no paraíso. O homem se esconde ao ouvir os passos e Deus no jardim, eles se escondem, pois, ao perderem a intimidade da presença, e ter tido conhecido o pecado, sentem agora vergonha, culpa e remorso, pois, seu erro é como uma mancha que sujou a perfeição da criação.

Deus chama o homem: “onde estás?”, e ele escondido confessa seu pecado, e constata a sua nudez, que é o sinal da perca da inocência, da pureza da pura intimidade e do amor esponsal que havia na relação entre o homem e Deus.

O julgamento de Deus, mas do que uma punição dEle ao homem, é uma realização da sua justiça, não é Deus que condena o homem, mas o próprio homem é que escolhe o caminho a seguir, e como já falado, um leva a vida e o outro a morte. Assim, entende-se que Deus é o justo juiz, e o que Ele faz é simplesmente avaliar o agir do homem e afirmar o próprio caminho que o homem escolheu para seguir. O homem mesmo é o seu próprio acusador, uma vez que ele usa de sua liberdade para eleger entre a salvação e a perdição.

Com isso, vê-se que o julgamento de Deus, nada mais é que a afirmação da liberdade humana, onde Deus somente eterniza a escolha primordial que o homem faz a partir da sua própria liberdade.


5 – Condenação da Serpente (v. 14-15)

A condenação da serpente a rastejar sobre seu ventre e comer o pó da terra é o sinal da derrota do demônio, e por isso ele sempre será calcado sob os pés de Deus. Também mostra que mesmo o demônio tendo forças, ele sempre será inferior a Deus e ao Homem junto a Deus. A ideia da queda do demônio, como aquele que rasteja, é a ideia também da queda dos primeiros pais, pois uma vez que o demônio cai e se afasta de Deus, da mesma forma o homem quando cai, ele consequentemente se afasta e se rebaixa a mesma condição do demônio.


6 – Protoevangelho (v. 14- 15)

O escritor sagrado tem a grande preocupação de não só explicitar uma tragédia, e demonstrar como ela aconteceu. Mas, ele tem uma preocupação de apontar uma via pedagógica onde o homem que cai, não está condenado a permanecer caído, mas pode e poderá ser restituído em sua imagem e semelhança a Deus.

A imagem da mulher toma uma nova expressão, e a sua descendência retoma o protagonismo na história. Assim, a mulher Eva, a mãe da humanidade, que perdera o seu lugar, agora a nova Eva, a mãe da divindade, retoma a construção da história, resgatando a história pela sua descendência, regatando os degredados filhos da antiga Eva. Agora a nova Eva, a Ave Maria, é o sinal da reconciliação que traz no seu ventre a Divina Misericórdia, o Divino Misericordioso.

O escritor sagrado, deixa explicito em seu texto a promessa escatológica, manifestando a esperança de um novo reino, de uma nova ordem, uma nova harmonia existencial e criacional.


7 – Expulsão do Paraíso (v. 23-24)

A expulsão do Paraíso mostra o rompimento com a intimidade do homem com Deus. Esse rompimento dá-se pela mancha da desobediência que impede que o homem se entregue por inteiro a Deus.

Deus sendo pura perfeição, cria tudo segundo a sua própria perfeição, com uma ordem e harmonia, para que todo seja consonante entre si. E para coisas tão perfeitas Deus plantou um jardim. A imagem do jardim é o símbolo da vida e da harmonia, imagem da beleza, bondade e verdade, atributos divinos que permanecem como uma impressão digital em toda criação. Ali Deus colocou o homem, como a coroação da criação, imagem e semelhança do próprio Deus, para reger sobre toda perfeição criacional. Assim, vê-se que o Paraíso é o lugar da perfeição, da ordem, da perfeita relação intima com Deus.

O homem após o pecado, traz para dentro de si uma desarmonia que o impede de unir-se a Deus e relacionar-se perfeitamente. Com isso, Deus expulsa o homem do paraíso como consequência da escolha do próprio homem, e o coloca no dissonante mundo, onde terá que conviver com as adversidades até o fim de seus dias, lutando pela sua subsistência.

Portanto, a expulsão do homem do paraíso quer mostrar que toda vez que o homem transgride o preceito divino, ele se afasta de Deus, e é posto em seu próprio lugar segundo a sua própria escolha. Assim, o homem pela sua soberba de querer ser como Deus, conhecedores do bem e do mal, perdeu seu lugar no jardim da obediência.

Diác. Rafael Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário