quarta-feira, 22 de abril de 2015

Lectio Divina

A lectio divina é uma prática de oração (leitura orante) que remonta ao início do cristianismo, que possui o objetivo de tornar o fiel cada vez mais íntimo de Cristo, pela meditação da Sagrada Escritura. Os grandes Padres do Deserto diziam que meditar a Escritura Sagrada é meditar a vida do próprio Cristo, e por sua vez meditar a própria vida. Gerando assim, um maior conhecimento de Deus, e de si mesmo, pois, ao deparar-se com a vida de Jesus Cristo, na Sagrada Escritura, encontra-se o grande modelo de perfeição, ao qual todo cristão é chamado a buscar, cumprindo o mandato de Jesus Cristo:”Sede, portanto, perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito.”(Mt 5,48)

Inicialmente o mandato de Cristo, de sermos perfeitos, pode parecer algo de impossível acesso, uma vez que, só Deus é perfeito. Realmente, ser perfeito aqui nessa terra seria uma busca impossível de se alcançar. Mas, a lectio divina, sobre a palavra de Deus, nos faz entender que, na verdade, Jesus Cristo sabendo da condição pecadora do homem, de suas debilidades, e de sua tendência ao comodismo, quis Ele pedir, algo que o homem aqui nessa terra seria impossível de alcançar, para que o homem também, nunca parasse de buscar essa perfeição, que lhe identificaria cada vez mais com o próprio Cristo. Por isso, muitas vezes o divino Mestre pede algumas coisas que aparentemente seriam impossíveis de se alcançar. E assim, entendemos que a cada dia, Jesus Cristo nos pedirá um pouquinho mais do que nós podemos dar, para que nunca paremos o nosso processo de conversão, a nossa busca de santidade; e assim, cada vez mais prosseguindo no caminho de perfeição.

Portanto, a lectio divina é um precioso alimento para vida espiritual, uma vez que, ela promove a união entre a alma e Deus, manifestando nesse diálogo de oração um conhecimento profundo de Deus, e em contra partida, um conhecimento profundo de si mesmo, trazendo na consciência e na vontade o desejo de cada vez mais se converter, para chegar a uma Imagem e Semelhança de Deus, assim como Ele nos criou: “façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança.”(Gn 1,26)

Sem. Rafael Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário