sexta-feira, 20 de março de 2015

Oração, Alimento Espiritual da Alma


Dando continuidade a nossa reflexão sobre a espiritualidade e sua importância na vida do homem, partilharemos agora um assunto fundamental para progredirmos na vida espiritual, que é a oração.

O que é Oração?
Santa Terezinha do Menino Jesus ensina que oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria.

Oração é o meio pelo qual alimentamos nossa vida espiritual, colocando-nos em contato direto com Deus,  que é uma Pessoa, que tem personalidade e quer relacionar-se conosco. Uma Pessoa que nos ama, e que quer a nossa felicidade e que por isso, ouvi-nos e quer nos dar, não tanto o queremos, mas o que precisamos para que nossa vida seja plenamente realizada.

Santo Agostinho diz que Deus nos fez para Ele, e o nosso coração andará inquieto enquanto não descansar N'Ele.

A oração, portanto, é este meio de descansar em Deus, é a forma mais adequada de entrarmos em contato com o Divino e assim, mergulharmos em seu Ser para onde tende todas as coisas e principalmente nossa alma que é imortal.

Deus é Amor, ensina-nos São João (conf. I Jo 4,16 ), e o Amor para ser experimentado necessita de relação, a oração é esta via pela qual o amor entra na nossa vida, toma-nos para Si e faz-nos transbordar dessa experiência maravilhosa que transforma todo nosso ser.

Necessitamos da oração porque necessitamos ser amados, mas não é qualquer amor motivado pelo interesse próprio ou  pelo egoísmo, é um amor maior, que transcende o nosso ser, que nos leva às alturas de Deus, aquilo que é eterno, pois temos sede dessa eternidade que brota de um poço que jamais secará, e que pelo qual jorram rios de água viva. (conf. Jo 4)

A oração é um ato de quem ama, e que quer estar com o Amado, mas não nos confundamos que para ela acontecer é necessário ter sentimentos. Assim como amar é uma decisão consciente e livre, a oração também o é; o sentimentalismo atrapalha e condiciona a oração a um ato apenas de nossa vontade, porém, mais que isso, é um ato de nossa Inteligência, de nossa razão e fé.

Olha o que nos ensina Santa Tereza de Ávila a respeito da oração: "em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará." e ainda, "quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, afinal chega. Para mim, perder o caminho é abandonar a Oração."

São ensinamentos que nos dão a justa importância da oração em nossas vidas. Não rezo só quando quero ou posso, rezo porque meu coração anseia por isso, porque me é vital rezar, e para tanto, colocarei todo empenho para fazer da oração a meta primordial da minha vida, pois ela é o combustível do meu amor, das minhas forças e da minha alegria para viver bem a vida, e responder com sabedoria e confiança às mais diversas circunstâncias que a envolve.

Santo Afonso de Ligório, outro mestre em oração diz que: "que perfeição queres tu encontrar porventura sem a oração? Esta é a bela escola, em que se aprende a bela ciência dos Santos. Tantos estudos… tantas erudições, tantas línguas, tantas ciências diversas, são boas,… podem servir… Mas sobretudo é necessária a bela ciência dos Santos, a ciência de amar a Deus, que não se estuda nos livros, não; estuda-se diante do Crucifixo, diante do Santíssimo Sacramento”.

Não adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder sua vida no final (Conf. Mt 16, 25). Diante de um mundo altamente tecnológico, onde a ciência parece escravizar o homem cada vez mais entregue aos prazeres do corpo e do consumismo, a oração não tem encontrado mais seu espaço em seus corações, torna-se obsoleta  e sem sentido nos dias de hoje, e esta tem sido a grande tática de Satanás para perder as almas dos homens, fazer com que se esqueçam de quanto amor se pode encontrar na presença de Deus em oração.

Estamos vivendo agora a Quaresma, um tempo forte de conversão, portanto, saibamos aproveitar as graças desse tempo para aumentarmos ainda mais nossa relação com Deus ou retornarmos para Ele através da oração humilde, submissa, confiante e, principalmente, amorosa.

Seminarista Antonio Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário