quarta-feira, 25 de março de 2015

Anunciação do Senhor

EN ARKHE EN'O LOGOS

Neste dia celebra-se uma importante festa do calendário litúrgico; a festa da Anunciação do Senhor fazemos memória neste dia, o tão esperado “Sim” de Maria, que tornou possível a nossa salvação. Foi por meio de Maria que Deus veio ao mundo e nos redimiu no Calvário, Maria é, portanto, a Porta do Céu e é por meio d’Ela que ainda hoje podemos ir até Deus.

“A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade.” São Leão Magno

Deus não soube dar mais e, por isso, deu a si mesmo. Em Maria recebemos a fonte infinita da Graça, Ela, a nova Eva, ao contrário da antiga, traz ao mundo a redenção, abre-nos à nova vida. É por Maria que a humanidade passa a participar da divindade de Deus. É por Maria que acontece a maior doação de Deus dando a si mesmo para erguer a nossa humanidade decaída pelo pecado original.

“Sois Bem-aventurada, Virgem Maria, que levastes em vosso seio o Senhor, Criador do mundo; destes à luz a Quem Vos formou, e Sois Virgem perpétua.” São Luís Maria Grignon de Montfort

Maria foi preparada e escolhida por Deus, sobre a sua eleição vai dizer São Bernardo: "Se Maria não fosse humilde, não desceria sobre Ela o Espírito Santo; e, se Este não descesse, Ela não conceberia pelo poder d'Ele. Pois como poderia conceber d'Ele sem Ele? É claro, portanto, que, para Ela conceber d'Ele, ‘o Senhor olhou para a humildade de sua serva' (Lc 1, 48) muito mais do que para a sua virgindade; e, embora tenha por sua virgindade agradado a Deus, foi pela humildade que concebeu". Quem seria tão humilde a ponto de saltar aos olhos do próprio Deus? 

“Possuís, ó Virgem Maria, tantos privilégios, quantas são as estrelas no céu.” São Luís Maria Grignon de Montfort

No início do Evangelho de São João, o Apóstolo escreve: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1, 1). Agora pensemos, este Verbo que estava junto de Deus desde o princípio de todas as coisas, este que é o Senhor de tudo, Jesus Cristo, Ele se fez carne e quis para isso contar com a inferioridade de uma das suas criaturas. É a criatura concebendo o Criador, como compreender tão grande mistério?

“Ó Santa e imaculada virgindade, não sei com que louvores Vos possa exaltar; pois quem os céus não puderam conter, Vós O levastes em vosso seio.” São Luís Maria Grignon de Montfort

Por isso, neste dia, unamo-nos a Igreja e louvemos juntos a Virgem Maria, esta tão grande e humilde serva do Senhor que sendo Virgem concebeu o Redentor e permaneceu virgem durante e após o parto como vai dizer a Santa Igreja. Louvemos Maria concebida sem pecado origem e completamente destituída do pecado, isto é, glorifiquemos a Imaculada Conceição. E não deixemos de busca-la como à uma mãe, pois sendo mãe do Senhor também tornou-se no Calvário a nossa mãe. Salve Maria!

“Sois toda formosa, Virgem Maria, e não há mancha original em vós. Alegrai-Vos, Virgem Maria. Alegrai-Vos mil vezes.” São Luís Maria Grignon de Montfort

Sem. Eduardo Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário