quarta-feira, 13 de maio de 2015

A Mensagem de Fátima

Ao pensar em Maria imediatamente penso em Jesus, e intimamente me vem à pergunta: Por que Deus quis nascer de uma mãe? Penso que Deus assim o quis para nos dar o maior exemplo de amor de um ser humano por outro, o amor de mãe. E Ele vai confirmar isso na cruz quando nos dá Maria por mãe, ´´Eis aí teu filho``. Ora que amor é este amor de mãe? Para muitos de nós é o amor que mais se aproxima do amor de Deus. Um amor desinteressado, que não é egoísta, um amor que tem a dádiva de doar vida, um amor que só se realiza ao ver o filho amado feliz. É este amor que ajuda a entender melhor o amor de Deus por nós.

No dia 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu para Lucia, Francisco e Jacinta pela primeira vez, manifestando todo o seu amor de Mãe. Estavam na Cova da Iria (propriedade da família de Lucia e onde algumas vezes levavam suas ovelhas), quando no meio de uma tarde até então comum como tantas outras por eles passadas, apresenta-se diante deles a grande Mãe de Deus. Segundo a própria Lúcia, era “uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente”. Era a primeira de seis aparições que se davam sempre no dia 13 de cada mês, que culminaram no mês de outubro com o cumprimento de uma das promessas da Virgem, fazendo com que todos aqueles que se encontrassem no local da aparição e também muitos daqueles que lá não estavam, experimentassem algo milagroso e belo afim de acreditarem em tudo aquilo que as três crianças diziam. 

Muitos são os pontos a serem refletidos diante de tal aparição, mas entre eles podemos observar os frutos que geram os corações que se deixam formar pelo amor dessa mãe que nos leva a Jesus, fazendo com que brilhe em seus filhos a luz de Deus, e principalmente o fato de que Nossa Senhora conduz sempre a Deus os homens que a ela se confiam.

Jesus nos disse que para entrarmos no seu reino é necessário que nos façamos como criancinhas: ´´Se não vos converterdes e vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus” (Mt 18). Em um texto colhido de Santo Tomás sobre esta passagem ele nos diz: ´´Assim como este menino, que vos apresento como exemplar, não persevera na cólera; esquece o mal que lhe fizeram; não se deleita em olhar uma mulher formosa; não pensa uma coisa e diz outra; da mesma maneira vós, se não tiverdes esta inocência e esta pureza de alma, não podereis entrar no reino dos céus.`` Talvez aqui seja o momento de parafrasear Nicodemos, ´mas como isso é possível? ‘Aqui se avista o porquê Deus nos deixou uma mãe; é o amor da mãe, seu cuidado, carinho e atenção, que nos preparam para viver no amor de Deus. Nossa Mãe Santíssima é aquela que nos forma, educa, conduz, acolhe...uma Mãe! Foi exatamente isso que Maria santíssima fez com os três pastorinhos, lhes formou,conduziu, educou e acolheu.

Com tudo isto, faz todo o sentido que a Virgem Maria apareça justamente para três crianças, e que elas tenham se mostrado dóceis ao convite a conversão e se tornaram aquele exemplo de pureza e inocência que Jesus Cristo deixa como necessidade para a entrada no Reino do Céus. Podemos com isso pensar que eles sempre foram bons e ardentes de amor a Deus, contudo não foi assim, elas tinham suas misérias e limitações, mas mesmo assim, através e pelas mãos da Mãe do céu e da correspondência ao seu apelo, foram sendo transformadas em espelhos de virtudes e de fé. Foram crianças que no inicio tiveram medo, sentiram-se incapazes de realizar a missão a elas confiada, assim como nós tantas vezes sentimos o mesmo medo diante do chamado de Deus, diante do desafio de um caminho de santidade, que certamente nos levará a cruz e ao sofrimento. Porém, não pararam diante do medo da cruz, mas perseveraram rumo a grande felicidade.

Tudo o que nos pede Maria através das mensagens em Fátima é a conversão! Conduzindo-nos a Seu Filho através do Rosário, indicando este como caminho muito seguro a santidade, e indica-o também como uma arma poderosa contra o inferno, sendo essa oração capaz de trazer paz ao mundo, salvação as almas, e até mesmo consolo e reparo ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. A vida dos três pastorinhos prova que esse pedido verdadeiramente se cumpriu, e que a oração do santo rosário de fato conduz ao céu, pois Francisco e Jacinta foram declarados santos pela Igreja e Lucia já está em processo de beatificação. Somos hoje chamados assim como os três pastorinhos a ser consolo ao coração de Nosso Senhor e de Nossa Senhora, oferecendo a Eles nossa vida como rosário vivo, através de uma vida de oração e sacrifício, isto é tudo que Eles nos pedem. Não podemos parar no sofrimento da cruz, mas devemos correr rumo à ressurreição, e para isso precisamos nascer de novo, sermos como crianças, assim como Lucia, Francisco e Jacinta o fizeram.  

Sobre a luz de tal aparição o mundo se torna mais limpo, se enche de amor e de paz, pois é direcionado ao coração Imaculado de Maria. Maria não direciona sua mensagem e convite a alguns, mas a todo o mundo, prometendo que seu Imaculado coração triunfará. Mas o que é esse triunfo? É sem duvida a acolhida de muitos a Maria como Mãe e Rainha. Maria disse a Francisco e Jacinta que logo partiriam para junto de seu Filho no céu, mas disse a Lúcia que ela viveria mais um tempo, e que só morreria depois de ver o seu Imaculado coração triunfar. Lucia faleceu no ano de 2005, o que nos indica que o coração de Maria já triunfa!  Sinal desse triunfo foi a consagração do mundo a Nossa Senhora por meio do Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II. Surge também em nossos corações a força desse triunfo e a alegria de se encontrar dentro do Imaculado coração de Nossa Mãe e Rainha. 

Sem. Natan Lemos

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Uma discussão sobre os segredos de Fátima também seria muito interessante.

    ResponderExcluir