Deus, em sua infinita bondade, chama a todos para percorrer um caminho vocacional. Logo, todos nós somos chamados a responder, vocacionalmente, a Deus. E esse chamado é puramente aquilo que nos vai realizar da melhor forma, não por nossas satisfações, mas pela graça do próprio Deus que nos traz a realização e a felicidade de estar no caminho certo. A realização da vocação se dá na unidade a Deus, pois, quanto mais eu me uno a Ele naquilo que faço, sinto-me cada vez mais realizado em minha vocação.

Quando penso na minha vocação como meio de conseguir coisas, acabo não realizando aquilo que é proposto, que é a unidade com Deus, pois essa via unitiva se dá plenamente na identificação com Cristo, sendo assim, quanto mais Nele nos transformamos, mais realizados nos tornamos, visto que essa realização não nasce em nosso coração por uma satisfação própria, mas é o próprio Deus que a infunde em nós e nos realiza. A identificação com Cristo é o que realiza o homem, pois é Ele o homem perfeito, e é por isso que a plenitude do homem se dá na transformação em Cristo, para sermos verdadeiros cristãos. E é essa identificação com Cristo que traz a realização ao homem. Por isso, São Paulo exclama: “sede, pois, imitadores de Deus como filhos muito amados (Ef 5,1)” e “Eu vivo, mas já não sou eu: é Cristo que vive em mim (Gl 2,20)”.
Pode-se afirmar, então, que o chamado vocacional é um Dom de Deus, e por ser de Deus, é um dom para o próximo também: “A cada um é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum (ICor, 12,7)”, logo, é a grande possibilidade que temos de fazer o próximo feliz, pois se nossa vocação não nos leva a amar o próximo, algo está errado, já que “se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão é mentiroso (IJo 4,20)”.

Portanto, para que sejamos plenamente felizes em nossa vocação, é muito importante entender que Deus nos chama a uma missão, mas Ele nos dá a liberdade de seguir o caminho que Ele nos propõe ou o caminho que nós mesmos queremos. No entanto, o que verdadeiramente importa é que se fazemos com amor e buscamos nos unir a Deus naquilo que somos e fazemos, com toda a certeza Ele nos dará a realização.
Diácono Rafael
Nenhum comentário:
Postar um comentário