A Igreja, ao celebrar a festa da Sagrada Família de Nazaré, no domingo da Oitava de Natal, quis evidenciar sua solenidade e sua dignidade. A Sagrada Família se apresenta hoje no momento mais íntimo e mais feliz próprio de cada família: aquele em que se alegra e se completa com o nascimento do primeiro filho. Mesmo diante do clima de mistério em que acontecia o nascimento de seu filho, Maria e José viveram os eventos de sua família de maneira semelhante àquela em que vivem dois esposos pobres comuns, mas que se querem bem.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
É pecado apostar na loteria?
Será que é pecado apostar na loteria? Algumas pessoas olham para esse e outros jogos com certo puritanismo, achando que se tratam de algo imoral. O Catecismo da Igreja Católica, no entanto, esclarece que “os jogos de azar (jogo de cartas, etc.) e as apostas não são, em si mesmos, contrários à justiça” [Catecismo da Igreja Católica, 2413].
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Quais são as carícias permitidas no namoro?
Se o sexo fora do casamento é pecado, até onde podem ir as carícias no namoro? Para compreender a delicadeza do tema, é preciso lembrar que nem sempre o oposto do amor é o ódio. Na teologia moral, o contrário do amor pode ser justamente "usar o outro", usar o corpo da outra pessoa para o próprio prazer e gratificação sexual.
sábado, 27 de dezembro de 2014
Por que o sexo antes do casamento é pecado?
O ser humano é muito diferente dos animais. Quando um animal tem uma relação sexual e chega ao ápice do prazer, fica plenamente satisfeito e o desejo cessa, pois alcançou a gratificação sexual. Já o ser humano, quando tem uma relação sexual ainda permanece insatisfeito. É possível que ele, então, passe de uma relação para uma segunda, terceira, quarta… até que ela se torna uma compulsão, uma espécie de doença. Ora, é claro que nem todos os seres humanos fazem isso, mas podem ter esse tipo de doença, já os animais nunca. Não existe nenhum exemplo de animal que pratique o sexo compulsivamente. Quanto aos seres humanos….
quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
“Um menino que nasce e nos faz renascer.”
I – Uma Via de Santidade;
O Natal é a solenidade que marca o início do ciclo litúrgico e o que direciona o cristão à vivência cristológica do mistério da vida do próprio Cristo. Implícitos nessa liturgia estão vários elementos, que nos ajudam a viver melhor o Mistério da Encarnação do Verbo e da vocação cristã de ser outro Cristo. Se nos remetermos aos textos sagrados dos evangelistas Mateus e Lucas, encontraremos elementos que nos farão entender melhor a vocação cristã e sua plenitude, que se dará com a santidade participada da vida de Jesus Cristo.
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Dia 23 de Dezembro - O Emmanuel
O Emmanuel,
Rex et legifer noster,
exspectatio gentium,
et Salvador earum:
Veni ad salvandum nos, Domine Deus noster
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Dia 22 de Dezembro - O Rex Gentium
O Rex gentium
et desideratus earum
lapisque angularis,
qui facis utraque unum:
Veni et salva hominem quem de limo formasti
domingo, 21 de dezembro de 2014
Dia 21 de Dezembro - O Oriens
O Oriens
splendor lucis æternæ, et sol justitiæ
Veni et illumina sedentes in tenebris
et umbra mortis.
sábado, 20 de dezembro de 2014
Dia 20 de Dezembro - O Clavis David
O Clavis David
et sceptrum domus Israel:
qui aperis, et nemo claudit;
claudis et nemo aperit:
Veni, et educ vinctum de domo carceris,
sedentem in tenebris et umbra mortis
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Dia 19 de Dezembro - O Radix Jesse
O Radix Jesse
qui stas in signum populorum,
super quem continebunt reges os suum,
quem gentes deprecabuntur:
Veni ad liberandum nos; jam noli tardare
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Dia 18 de Dezembro - O Adonai
O Adonai
et Dux domus Israel,
qui Moysi in igne flammæ rubi apparuisti
et ei in Sina legem dedisti:
Veni ad redimendum nos in brachio extento
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Dia 17 de Dezembro - O Sapientia
O Sapientia
quæ ex ore Altissimi prodisti,
attingens a fine usque ad finem,
fortiter suaviter disponens omnia:
Veni ad docendum nos viam prudentiae
3ª Semana do Advento - Mt 1, 1 – 17
“Liber generationis Iesu Christi filii David.”
(Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi.)
Neste presente evangelho da genealogia de Jesus há uma grande quantidade de elementos que podem nos ajudar em nossa meditação. Quando o evangelista propôs colocar esta genealogia no inicio do evangelho, ele quis mostrar que há uma ordem e uma ligação entre todos estes nomes. Estes nomes expressão a história da salvação, a pedagogia divina. Expressão o cuidado e o amor de Deus que prepara o seu povo para a vida plena de intimidade com Deus.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Antífonas do Ó
As Antífonas do Ó são sete antífonas cantadas entre os dias 17 e 23 de Dezembro, são recitadas antes e depois do Cântico Evangélico Magnificat, na hora canônica das vésperas, e nos ajudam a entrar mais profundamente no mistério que iremos celebrar daqui a alguns dias, que é o natal. As Antífonas expressam o desejo de salvação de toda a humanidade, tanto do Antigo Testamento, quanto do Novo.
3ª Semana do Advento - Mt 21, 28 – 32
“Publicani et meretrices praecedunt vos in regno Dei.”
(Os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.)
Quando alguém está doente, esse logo procura a sua cura. Aquele que está com fome busca o alimento,e da mesma forma o que tem sede e o que está nu. Estes exemplos são a imagem do presente evangelho que meditaremos. Neste texto do evangelho de Mateus, Jesus conta uma parábola dos dois filhos, em que o pai diz ao primeiro: “Filho, vai trabalhar hoje em minha vinha (v.28)”, e ele dizendo que não iria, pelo peso na consciência acaba indo. Já o segundo diz que iria, mas não vai. Com isso, vê-se que os dois filhos tiveram tempo de discernir o que seria melhor, e o que diz que iria, para agradar o pai, acabou não indo, e o outro que disse que não iria, acaba pesando em sua consciência e vai trabalhar. Com isso, podemos aprender que o homem se move por aquilo que lhe apraz, e suas escolhas são elegidas segundo a sua fé.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
3ª Semana do Advento - Mt 21, 23 – 27
“Baptismum Iohannis unde erat e caelo an ex hominibus.”
(De onde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?)
O Evangelho de hoje é uma reflexão sobre as origens, onde Jesus questionado pelos sumos sacerdotes e pelos anciãos do povo: “Com que autoridade fazes estas coisas? (v.23)”. Esse questionamento se volta para cada um de nós quando Jesus pergunta a eles: “De onde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?(v.25)”; e esse questionamento se torna vivo em nós, pois, João Batista é a imagem de cada um de nós, uma vez que, também somos aqueles que preparam o caminho para a segunda vinda de Cristo.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Nossa Senhora de Guadalupe: Estrela da Nova Evangelização
No dia 9 de dezembro de 1531, em uma madrugada de sábado, na colina do Tepeyac, perto da Cidade do México, o índio Juan Diego que se preparava para o batismo, saia de casa para participar da Santa Missa na Igreja de Santiago, quando foi surpreendido por belos cânticos de aves. O piedoso índio volta seu olhar para o alto e fixa os olhos no local de onde parecia vir as belas melodias. Percebera, então, que havia uma radiosa luz, e que dessa luz, vinha uma voz serena e bela, que o chamava pelo nome. Juan Diego imediatamente subiu para ver quem o chamava, e viu que se tratava de uma bela donzela coberta por um vestido, resplandecente como o sol, e que tinha o fulgurar das mais belas pedras preciosas.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
Aquela que sem Mácula foi Concebida
“Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis”.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Top 3 - Amor
Frozen - Uma aventura Congelante
“O
amor é como um laço de ouro que une os corações de quem ama e de quem é amado.”
(Santo Afonso Maria de Ligório)
No dia 3 de janeiro de
2014 chegava nas telas a mais nova animação dos Estúdios Disney: “Frozen – Uma
aventura congelante”. Assisti o trailer uns 3 meses antes do lançamento do
filme e não me encantou a interação entre um boneco de neve e um alce, parecia
ser um filme bobo e infantil. PURO ENGANO!
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
O Pecado dos Homens
O homem é uma criatura especial e distinta das outras criaturas visíveis. Dentre essas só o homem pode conhecer e amar. Capacidade tamanha foi concedida por seu Criador e não por méritos próprios do homem, mas por bondade divina.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
1ª Semana do Advento - Mt 8, 5 – 11
“Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum.”
(Senhor, eu não sou digno de que entres em minha morada.)
(Senhor, eu não sou digno de que entres em minha morada.)
A cena do evangelho mostra um homem que movido pela fé vai ao encontro de Jesus para pedir a cura de seu criado, e essa imagem refere-se constantemente a nós mesmos. Pois, todos nós somos necessitados de alguma cura. E acabamos sendo a imagem do centurião e do criado ao mesmo tempo. Mas, nesta reflexão procuraremos entender que relação esses dois possuem em nossa própria vida, uma vez que juntamente às figuras do centurião e do criado estão elementos totalmente relacionáveis da vida interior.
Assinar:
Postagens (Atom)