As Antífonas do Ó são sete antífonas cantadas entre os dias 17 e 23 de Dezembro, são recitadas antes e depois do Cântico Evangélico Magnificat, na hora canônica das vésperas, e nos ajudam a entrar mais profundamente no mistério que iremos celebrar daqui a alguns dias, que é o natal. As Antífonas expressam o desejo de salvação de toda a humanidade, tanto do Antigo Testamento, quanto do Novo.
As Antífonas foram escritas por volta dos séculos VII e VIII por monges, possuem como características – o início – com a interjeição “Ó”. Elas invocam a cada dia um título messiânico e têm o seu término com uma súplica ao Senhor: “Vinde...”.
Uma curiosidade sobre as antífonas é que, colocando-as em latim, indo do dia 23 ao dia 17, formaremos o acróstico Ero Cras, virei amanhã, que é uma resposta do próprio Senhor aos seus fiéis que pedem Sua volta.
Ao longo dos próximos dias, colocaremos os textos, o canto em latim e a tradução litúrgica para o português, para que, juntos, possamos preparar para vinda do Senhor, que se fez homem para nos salvar!
Seminarista Luiz Felipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário