sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Anjos da Guarda

O Anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, e os salva. (Sl 33,7).
Alguns católicos consideram que os Anjos da Guarda são uma questão de imaturidade na fé, não consideram suas existências e ainda concordam que a crença nos anjos é apenas para as crianças ou é uma fantasia infantil. Porém, neste dia, a Igreja quer reacender a fé dos cristãos na existência desses seres espirituais. A Igreja quer ensinar a todos s cristãos, que os anjos participam da providência divina para com os homens, pois, cada homem possui o seu anjo que guarda seus passos.
Utilizando a Sagrada Escritura e alguns teólogos entenderemos como isso é uma verdade de fé. Na Sagrada Escritura encontra-se mais de 300 citações referentes aos anjos. Mas a de maior importância que se refere a proteção angélica aos homens provém da boca do próprio Senhor Jesus Cristo: “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus. ” (Mt 18, 10) “Porque o Filho homem veio salvar o que estava perdido. ” (Lc 19, 10). A Igreja vê por meio desses versículos que aqueles que servem a Deus nos céus, nos protegem na terra.

No Antigo Testamento encontra-se a intervenção angélica a favor de Jacó e às crianças. “Que o Anjo que me salvou de todo mal abençoe estas crianças, que nelas sobrevivam o meu nome e o nome de meus pais, Abraão e Isaac, que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra. ” (Gn 48, 16). Cada pessoa humana, no ato do seu batismo, recebe das Mãos de Deus um anjo para guardá-la, protege-la e interceder por ela até a sua morte. (cf. Ex 23, 20-23).

São Jerônimo afirma que os anjos manifestam a onipotência de Deus. (cf. S. Jeronimo, Em Mich., VI, 1, 2; L., IV, col. 1206). Em Gn 1,1 diz: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. ” Com isso, entende-se que “as primeiras obras da criação divina são os anjos. ” (TRESE, Leo J.A Fé Explicada, pg. 32). E, Santo Irineu de Lião (130-208) diz: “Deus é criador do céu e da terra e de todo o mundo, e formador dos Anjos e dos homens. Só Ele é Pai, Deus criador, formador e moldador. Ele criou e formou ambas as coisas, tudo: o visível e o invisível, neste mundo e no céu. ”

Santo Ambrósio (340-395) considera, que “Deus não tinha necessidade dos Anjos, porém o homem deles tem necessidade. Enquanto os homens foram criados à imagem de Deus, os Anjos o foram segundo o ministério de Deus.” (Expos. Ps. 108). Esse mesmo santo reconhecendo a importância dos anjos para a humanidade e para Igreja, recomenda a devoção popular angélica. 

No Livro Cidade de Deus (De Civitate Dei, X, 7) Santo Agostinho diz, que “juntamente com os Anjos, formamos uma só e mesma Cidade de Deus. ” A presença angélica em meio aos homens é uma realidade desde os primórdios da Igreja, desde o princípio e até hoje. No Catecismo da Igreja Católica 336, lê-se: “Desde o início até morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens unidos em Deus.”

São Bernardo de Claraval educa a todos os cristãos, demonstrando qual é a forma correta de se lidar com os Anjos da Guarda: “1. Atitude de respeito: porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós; 2. Atitude de confiança: para confidenciar-lhe as dificuldades, pedir-lhe ajuda e disposição para cumprirmos a missão da vida; 3. Atitude de amor, devoção e gratidão: a fim de que sejamos dóceis às suas aspirações, porque na realidade são inspirações de Deus; ter confiança nas iniciativas dele e agradecer sua preciosa e benéfica intercessão junto ao Criador. ”

Os Anjos, verdadeiramente, atuam em nome de Deus, por isso, é importante neste dia e em todos os dias de nossa vida respeita-los, confiar neles e agradecer a Deus pela existência dos nossos Anjos da Guarda. E sempre rezarmos com a Igreja: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.”

Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.... Eles te sustentarão em tuas mãos para que os teus pés não tropecem em alguma pedra. (Sl 90,7s).

Leonardo Raimundo Ferreira

Um comentário:

  1. Belo texto! Bela explicação sobre a atuação dos Anjos em nossas vidas! Muitos católicos não teem esse esclarecimento por isso não recorrem a ação dos Anjos em suas vidas! Cada um de nós temos um ai nosso lado! É bom rezar e dialogar com nosso Anjo! Tenho tido grande experiência com o meu Anjo!

    ResponderExcluir