sábado, 18 de julho de 2015

É hora de começar um Namoro?


Uma jovem pode se perguntar: tenho um pretendente ao namoro, mas como saber se aquele jovem é o que Deus sonhou pra mim?

Bem, além de rezar para escutar a Deus é preciso colocá-lo ao lado de São José, quem Deus preparou para a Santíssima Virgem. É um excelente discernimento! Perceba se nele há indícios das virtudes que há no Esposo de Maria. Citarei algumas. Vamos lá, então!


Quem quer namorar você é trabalhador? Olhe a conduta dele em relação ao trabalho. Ele é dedicado? Comprometido com suas obrigações? Sabe o real valor do trabalho, que é para a dignidade da vida humana e da família? Saiba que masculinidade o comprometimento com o trabalho se complementam.

Quem quer namorar você é piedoso? Ele tem Deus por centro da sua vida e mantém uma relação filial com Ele? É um jovem que busca rezar? Participa da missa? Está em processo de evangelização? É um jovem de confissão sacramental? A Palavra de Deus é seu alimento?

Antes do namoro ele está disposto a ser seu amigo? Antes do namoro o passo para a amizade é importante para conhecer quem ele é, como é sua família, quais seus gostos, como se comporta quando vocês estão distantes, e sobretudo, uma virtude Josefina: autenticidade. Há muitos jovens que galanteiam as meninas, mas não são verdadeiros e nem autênticos. 

Importante é saber se você quer que os futuros filhos que virão com o Matrimônio sejam educados pelos valores que ele possui. Fique claro que o namoro não é uma aventura, mas já há ali uma decisão para juntos buscarem o Sacramento do Matrimônio e constituírem uma família. 

Procure ver se ele ama a Deus mais que a você. Isto lhe permitirá viver em segurança ao lado dele, pois o temor a Deus será o alimento da fidelidade entre vocês. Maria amou José porque ele Amava a Deus mais que a ela, e isto era fundamental para a Santíssima Virgem ter por Esposo São José. Quando o amor se limita à criatura surge a escravidão das paixões, e com ela, a insatisfação e a tristeza.

José era um jovem trabalhador, piedoso, casto, amigo, autêntico e amante de Deus. Algumas qualidades aqui expostas podem não se enquadrar no seu namorado ou no futuro pretendente. Contudo, Ajude-o a ser como São José. Desta forma você também se santificará. 
Leandro Soares, CMVD.

Um comentário: