4º Passo: Contemplatio
O quarto passo é a contemplação, que consiste em receber as luzes divinas e contemplar a via de acesso para a intimidade com o Senhor. Após ter lido o texto e ter encontrado algo que lhe chamasse a atenção, ter meditado sobre determinado ponto e ter sido inspirado, ter orado sobre aquilo que Deus falou e mostrou. Na contemplação, pelos dons do Espírito Santo, Deus nos inspira e revela o caminho a seguir. Verdadeiramente Deus revela, e nós contemplamos, no meio das tribulações e dificuldades, Deus no faz encontrar o caminho, que pela noite escura, não éramos capazes de enxergar.
A contemplação é o ultimo passo, pois é nela que a alma chega às respostas de seus questionamentos e dificuldades. Quando estamos passando por alguma dificuldade, queremos logo a resposta e a saída para tal problema. Mas, só conseguimos obter as respostas que necessitamos, quando de certa forma: paramos para “ler” a situação, buscarmos conhecer (meditar) as causas dos problemas, pedirmos (oração) a graça necessária a Deus para que nos auxilie a achar o caminho para melhor superar as dificuldades. E no final desse processo, Deus nos concederá a contemplação da via que precisamos tomar, para alcançar aquilo que mais necessitamos a nossa salvação e a salvação dos próximos.
A contemplação é um momento de adoração, em que a alma precisa inclinar-se toda a Deus, colocando a sua memória, razão e vontade; espírito, alma e corpo totalmente voltado para o amor de Deus, em uma adoração muda e silenciosa (interiormente), para que nada seja barreira que impeça a contemplação concedida por Deus.
Diác. Rafael Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário