Os passos da lectio divina são quatro: a Lectio (leitura), a Meditatio (meditação), a Oratio (oração) e a Contemplatio (contemplação). Esses passo são e estão intimamente ligados, ao passo que ele funcionam como uma escada, que de degrau em degrau, se chega ao ápice da contemplação.
1º Passo: Lectio
A lectio é o primeiro passo, onde entra-se em contato com o texto sagrado. É preciso fazer uma leitura lenta e cuidadosa do texto, com o objetivo de ressaltar um ponto que mais chamou a atenção. O importante é não tirar nenhuma conclusão antes de terminar a leitura que se propôs a fazer, pois, geralmente, ao encontrar logo a mensagem central da leitura, temos a grande tentação de parar ali a leitura, e achar que já alcançamos o ponto desejado. Há de tomar um certo cuidado, para que isso não aconteça, uma vez que o texto sagrado trás em si, mensagens diretas e explicitas, mas, grande parte dos ensinamentos também estão de forma indireta e implícita.
Por isso, cada vez que lemos o mesmo texto, e em tempos diversos de nossa vida, temos uma visada diferente sobre o mesmo texto. E isso, porque, em geral, o homem possui uma percepção seletiva sobre o mundo; e exemplo disso nós vemos em nosso cotidiano, pois quando estamos com uma dificuldade, temos a tendência a sempre vê-la em tudo que temos contato no mundo, assim também temos a tendência de ver em certas coisas a solução para determinado problema. A percepção seletiva em muitas ocasiões é um grande auxilio na lectio divina, mas é preciso tomar cuidado para que ela também não nos disperse na leitura.
A recomendação dos grandes Santos da Igreja, é que peguemos um trecho não muito extenso da sagrada escritura, e o ideal é que se leia no mínimo três vezes, lendo lentamente, para que a palavra lida possa de alguma forma entrar não só na cabeça (no intelecto), mas também no coração (na alma).
No fim da terceira repetição da leitura, poderá discernir um ponto concreto que se tornará o ponto chave do próximo passo da lectio divina, a Meditatio (meditação).
Diác. Rafael Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário